-->

Tratamentos e serviços

Descrição
Aromaterapia
Aromaterapia

É uma técnica sistematizada e controlada de aplicação dos óleos essenciais na prevenção da saúde e tratamento. Estes óleos são substâncias aromáticas, intrínsecas á planta. São cada vez mais reconhecidos pela comunidade científica, nas suas acções e eficácia, é a sua estrutura molecular que lhes atribui determinadas propriedades como por exemplo ansiolíticas, anti-inflamatórias, entre outras. A sua aplicação deve ser rigorosa na sua qualidade para evitar toxicidade e criteriosa na sua aplicação porque mesmo de excelente qualidade um óleo mal aplicado pode trazer lesões. A aromaterapia pode ser aplicada no seu dia-a-dia com óptimos efeitos quer do humor, como de dores musculares e articulares, de limpeza e desinfeção. É muito aplicada associada à massagem pelos seus efeitos relaxantes e de conforto.

Auriculoterapia
Auriculoterapia

A Auriculoterapia, sendo uma técnica por si só, podemos dizer que também vai buscar a teoria de que áreas distantes no corpo se influenciam, mas neste caso a partir do pavilhão auricular. Em termos históricos também existem registos seculares relativos a esta prática, em pontos específicos da orelha podem ser colocadas pequenas agulhas ou sementes, que vão ter efeito no interior do organismo. Por exemplo pode aliviar dores lombares, questões emocionais, disfunções ao nível do metabolismo.

Consultas de Mulheres
Consultas Específicas de Mulheres

Nesta consulta são tratados assuntos que duma maneira geral afetam o feminino. Pode ser usada qualquer terapia das indicadas, desde que faça sentido para a terapêutica e a paciente concorde. O objectivo destas consultas é criar um espaço especial para a mulher de hoje em dia que na verdade o tempo que tem para si e o que precisa são bem diferentes. Orientação alimentar e fitoterápica (com base na medicina Chinesa e Ortomolecular), de acordo com o momento emocional que estiver a atravessar. Massagem que pode ir da massagem biodinâmica, ao Tui na, shiatsu, reflexoterapia com aromaterapia. Viagem ao seu percurso de concepção gestação e nascimento e que impacto está a ter nos dias de hoje na sua vida (Rebirthing). A mulher o seu corpo e a sua casa. São vários os assuntos abordados nesta consulta, sempre de acordo com as necessidades da pessoa.

Drenagem Linfática
Drenagem Linfática

É uma técnica que utiliza o circuito do sistema linfático, pode ser usado com objectivo estético ou de pós cirurgia para recuperação de tecidos e dum melhor funcionamento do organismo, promovendo relaxamento, recuperação de tecidos, etc.

Feng Shui
Feng Shui

A sua casa e a sua saúde - O que é o Feng Shui? Para que serve?
O Feng Shui relaciona-se com as cores, formas, as posições em que colocamos os móveis, as direções de cada coisa inclusive do próprio imóvel. Identifica o tipo de expressão emocional que existe em vários pontos da casa e dos quais as vezes não temos consciência.

Feng Shui – É o Vento e a água, pudemos dizer que na medicina chinesa ele é o estudo sobre o impacto da nossa casa em nós, quando observamos a casa o que é que ela nos diz sobre quem lá vive. Através dos nossos hábitos muitas vezes inconscientes nós expressamos no nosso ambiente mais próximo as nossas dificuldades, talentos, forças, tendências patológicas e com isto quero dizer que uma doença antes de se expressar no corpo físico ela existe em termos energéticos. Pudemos falar de coisas simples como por exemplo, o colchão onde a pessoa dorme. Sabemos duma maneira geral que, não sendo um colchão com um mínimo de qualidade poderemos vir a desenvolver problemas na coluna. Então, em algo tão simples como isto percebemos que o corpo humano duma maneira geral é saudável, mas quando exposto a determinados elementos, como por exemplo um mau colchão, ou uma casa muito húmida, pode desenvolver patologias que podem tornar-se cronicas. Podemos também falar daquelas "coisas" que simplesmente olhamos e não gostamos, ou nos irritam, daquele sítio que nos dá sempre dor de cabeça, mas não conseguimos identificar a razão. Por vezes temos vidas muito agitadas o que não nos dá o tempo necessário para compreender o que realmente nos está a incomodar.

Para que serve?
Então, o feng shui serve exatamente para nos ajudar a criar um meio ambiente, em casa ou no trabalho, mais harmonioso e que em vez de alimentar a doença, alimente sim mais a saúde.

Gua Sha
Gua Sha - Método de "raspar"

Executa-se com um objeto cuja forma se adapta a várias áreas do corpo. Pode ser feito de vários materiais sendo o jade, cristal rosa e o corno de boi os mais conhecidos.
Esta técnica pode ser usada para eliminar tensões, febre, limitação de movimentos, e também como forma de cuidar da saúde da pele do rosto e pescoço. A associação com óleos específicos reforça toda a sua ação. Os principais objetivos desta aplicação são o relaxamento muscular, promoção da drenagem, estimulação da circulação sanguínea.
É muito aplicado nas costas e pescoço, normalmente em situações de grande tensão muscular, podendo também ser aplicado como modelador do rosto. A pele fica macia e suave, elimina pequenos edemas, o rosto fica com um aspeto rejuvenescido. É aplicado algum óleo para que a execução deste método seja confortável.
Tem grande eficácia pois, ao fim de pouco tempo, após ser efetuado o movimento de raspar com o Gua Sha, a pessoa sente maior liberdade de movimento, redução da tensão, eliminação da rigidez. Nestas situações a pele pode começar a ter uma coloração vermelha, com pontos arroxeados, mas a dor alivia e ganha-se flexibilidade e liberdade muscular. Trata-se, simplesmente, duma forma de eliminação de toxinas.

Shiatsu
A Massagem e a Pele

A massagem é usada desde a existência da Humanidade, se em algum momento batemos com um parte do nosso corpo imediatamente a mão vai ao local da dor e agarra e depois esfrega e isto é massagem. Na medicina chinesa existe o Tui Na quer dizer empurrar e agarrar ou também conhecido na china como An Mo pressionar e esfregar em círculos.
Tui Na é uma técnica de massagem terapeutica sistematizada que tem por base os princípios da Medicina tradicional chinesa para diagnóstico e tratamento. Tem várias formas de manipulação, algumas aparentemente muito simples mas com forte impacto terapeutico.
A massagem duma maneira geral, seja qual for a técnica, envolve as mãos aplicadas no corpo, são várias as linhas de massagem que tocam diretamente na pele e, também, são várias as que não tocam diretamente na pele. Seja como for todas criam estímulos na pele através das mãos. Isto mostra-nos que as mãos têm uma profunda importância nos processos de tratamento e cura, pudemos pensar nelas como portas que se abrem e criam um canal de ligação. A pele, neste contexto é outra porta, outro canal de ligação e transformação.
A pele é considerado o maior órgão do corpo humano, com várias funções fundamentais ao bom funcionamento interno do organismo.É uma barreira de protecção, um regulador de temperatura, um elemento de excreção de toxinas, absorve substâncias do exterior e leva-as para a corrente sanguínea, mantem uma comunicação com o cérebro. Podemos também dizer que é um identificador de beleza, o conceito geral de beleza passa em muito pelas formas, e pela pele.
É na verdade uma ponte entre o exterior e o interior, está diretamente relacionada com o cérebro através do tacto, e, por vários estudos científicos cada vez mais se prova a relação próxima entre o estado psíquico, as emoções e a pele. O avanço da medicina no caso da Psicodermatologia, é a ciência que une a psiquiatria e a dermatologia, vem mostrar a relação próxima que existe entre o estado da pele e o estado emocional. Esta relação começa ainda ao nível embrionário onde a pele e o sistema nervoso têm a mesma fonte, ectoderma (tecido embrionário que dá origem a estruturas). O estudo da psiconeuroimunodermatologia, mostra a relação próxima e directa entre a pele e o cérebro, através dos mensageiros químicos do sistema nervoso que levam informação do cérebro para os receptores da pele e vice-versa.
À luz da medicina chinesa, a relação entre as emoções e a pele, embora complexa, é clara. Isto leva-nos a questionar muitas coisas: Em primeiro lugar, quando eu aplico algo na minha pele tenho que ter a consciência que isso vai ser absorvido e vai entrar na corrente sanguínea, logo vai alimentar os órgãos que têm várias funções associadas ao bem-estar do corpo. Então tenho que me perguntar, qual é a qualidade do produto que vou aplicar? O que é que a pele realmente precisa para ser saudável? Qual é o cuidado que eu lhe dou?
Existem pesquisas na medicina que indicam que os sistemas - nervoso, endócrino e imunitário são um só e que estão em relação directa com a pele. Com esta linha de pensamento não é difícil aceitar que os factores sociais e psicológicos influenciam o funcionamento do individuo e do seu organismo.
Efetivamente a beleza vem de dentro, o equilíbrio na execução das funções, a boa eliminação de toxinas, a boa capacidade de absorção de nutrientes, tudo isto vai trazer luminosidade á pele, brilho e hidratação equilibrada aos cabelos, força às unhas, entre outras coisas.
A massagem facilita as formas adequadas para aquele corpo, a alimentação vai definir o bom funcionamento do organismo. Uma massagem bem aplicada promove bem-estar emocional, estabilidade psíquica, bom funcionamento dos órgãos, melhora as formas dos corpos, tonifica os músculos e tecidos, porque existe esta relação entre a pele, o cérebro e os vários sistemas, endócrino, nervoso, linfático, então, quando uma massagem é aplicada vai promover equilíbrio, drenagem, limpeza, bom humor. Cada vez mais eu vejo a massagem como um higienizador do corpo e da mente, da mesma forma que o exercício físico promove uma higienização do organismo e bom funcionamento do corpo e da mente, também a massagem. Está na hora de ganharmos uma nova consciência em relação às necessidades do organismo e o quanto a massagem pode agir como elemento de prevenção da saúde do corpo e da mente.
Quando estava a fazer a formação de psicoterapia corporal muitas vezes nós brincávamos após os treinos de massagem biodinâmica que este era sem dúvida o melhor tratamento de pele que alguma vez podíamos fazer, era muito evidente a diferença na pele antes e depois da massagem. O bem-estar emocional, o largar da mochila emocional que muitas vezes carregamos pela vida fora, traz saúde ao organismo e uma beleza á pele extraordinária e pudemos conseguir isso com massagem.

Medicina Ortomolecular
Medicina Ortomolecular

Esta técnica, também identificada como Nutrição Ortomolecular, como o próprio nome indica, trata através da alimentação. Utiliza minerais, oligoelementos, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, etc. Trabalha no sentido da recuperação celular para a eliminação de doenças ou melhoria da qualidade de vida, através do restabelecimento do equilíbrio químico do organismo.

Numerologia
Numerologia

A numerologia e a saúde - O que pudemos encontrar nestas consultas?
A pessoa e os seus números. Acontece uma análise da pessoa através da sua data de nascimento, nome, e, conforme o que procura assim a consulta será direccionada. Podem ser abordados temas como os talentos da pessoa e possíveis caminhos a seguir. A numerologia e os contextos familiares, questões familiares como padrões emocionais, padrões de comportamento, qual o papel de cada elemento da família na evolução daquele grupo/clã?

O que é a numerologia?
O mundo está repleto de símbolos. Eu vejo a numerologia como um código de comunicação subtil ou não. Enquanto sociedade temos inúmeros códigos de comunicação, alguns de interação social, outros específicos á dinâmica duma empresa por exemplo, ou duma classe. Médicos, mecânicos, engenheiros, professores, etc, todos têm uma forma particular de comunicação para se entenderem nos seus termos mais técnicos e específicos da profissão. Como a vida não vem com manual de instrução, cada um de nós encontra a sua maneira de interpretar os acontecimentos do dia-a-dia. A numerologia pode ser vista como uma pseudo ciência, uma ferramenta de auto-conhecimento e de entendimento do mundo. Os símbolos servem para isso, para conseguirmos funcionar dentro duma estrutura organizada, para que as coisas tenham um sentido. Temos símbolos que identificam a medicina, outros a ciência, outros identificam automóveis. Numa rua ou num centro comercial nós identificamos onde ir pelos símbolos, onde são os restaurantes, onde é a casa de banho, são os símbolos que criamos enquanto sociedade que nos orientam. A numerologia utiliza os números como símbolos, utiliza operações matemáticas para identificar assuntos específicos, que podem ter haver com os nossos talentos, com as nossas aptidões, ou com as nossas dores de alma, com tendências patológicas. Eternas questões como, "Quem sou eu?", "Porque razão estou aqui?", "O que faço aqui?", são perguntas que em algum momento da vida nos fazemos e tentamos encontrar formas de obter essas respostas. Cada um encontra essas respostas onde encontra e nada é melhor que outra coisa, a numerologia é só uma forma de encontrar um caminho que às vezes é preciso. Pudemos até não encontrar essas respostas propriamente ditas mas encontramos respostas que vão ao encontro do que precisamos no momento para o nosso desenvolvimento. Cada vez mais percebemos o impacto das emoções na nossa saúde, uma emoção equilibrada alimenta a saúde do organismo, emoções em desequilíbrio alimentam o desequilíbrio no organismo que se traduz em doença, quanto mais cedo identificamos os nossos desequilíbrios mais rapidamente os transformamos e consequentemente mais saúde temos. Os números que advêm da análise da data de nascimento e também do nome mostram-nos o tipo de tendências de comportamentos, o tipo de padrões emocionais, estas duas coisas juntas promovem um tipo de atitude com o próprio corpo, que muitas vezes está inconsciente.

Psicoterapia Corporal
Psicoterapia Corporal

A psicoterapia corporal foi desenvolvida por várias pessoas, destacam-se nomes como William Reich com o orgone, Alexander Lowen com a Bioenergética, Gerda Boyesen com a massagem biodinâmica e de certa maneira há uma ideia comum de que o trauma emocional cria uma cristalização energética que se mantém no corpo, dai grande parte do trabalho desenvolvido é a partir do corpo e para o corpo, no sentido do desfazer a cristalização permitindo assim um fluir energético mais suave e um acesso mais fácil ao potencial energético do individuo, um relacionamento com as suas próprias emoções tranquilo e saudável.

Qi Gong
QI Gong

Qi Gong é de origem chinesa e refere-se ao trabalho ou exercício de cultivo da energia vital, o Qi (pronuncia-se “Chi”), é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa. De inspiração Taoista, estes movimentos foram inspirados através da observação da Natureza, ao longo da milenar tradição chinesa e de incontáveis praticantes. Pode-se dizer que é uma forma de meditação em movimento, na qual a intenção é estimular e promover uma melhor circulação do Qi no corpo melhorando assim a saúde física, emocional, mental e energética.
À semelhança da Acupuntura, que actua por intermédio da inserção de finas agulhas em pontos localizados nos meridianos, promovendo a harmonização do Qi, do Yin e do Yang, para a melhoria do funcionamento do organismo, o Qi Gong também permite alcançar um equilíbrio maior a nível geral, melhorando a mobilidade, a força, a flexibilidade através de movimentos suaves e lentos. Desta forma, é possível promover o fortalecimento de músculos e tendões, promovendo uma maior lubrificação das articulações, contribuindo significativamente para reduzir e eliminar dores articulares.
Vivendo numa era em que o Stress nos afeta a todos, a prática regular do Qi Gong ajuda a dissolver os seus efeitos, de agitação, ansiedade, nervosismo, tensão muscular recorrentes, hiperactividade, permitindo alcançar estados de maior calma emocional e de clareza mental. Recentes investigações provam que o Stress tem uma acção pró-inflamatória perigosa no organismo, estando na origem de cerca de 90% das doenças do mundo moderno.
Gradualmente, através da prática desta “poesia em movimento”, começamos a sentir menos dores, menos processos inflamatórios, maior vitalidade, e conseguimos encontrar tempo na nossa vida acelerada, parar e reservar momentos só para nós ou de partilha com a familia, no meio da exigência implacável que é a vida de todos os dias. Esta é a grande mudança que o Qi Gong pode trazer às nossas vidas. Ao fim de algum tempo de prática regular, apercebemo-nos de que a enxaqueca reduziu a sua frequência ou até desapareceu, os joelhos já não doem, já fazemos melhor a digestão, até o intestino funciona melhor e o sono é mais restaurador. Aquela tristeza que não nos deixava ou aquela raiva que tomava conta de nós em alguns momentos, já não estão lá, e com isso as nossas relações sociais melhoram também.

Rebirthing
Rebirthing ou Renascimento

É uma técnica de transformação pessoal que utiliza principalmente a respiração como elemento transmutador. O processo terapêutico é baseado essencialmente no trajecto de concepção, gestação e parto, que é quando entramos em contacto com o mundo pela primeira vez e é neste trajecto que se criam as primeiras crenças que vão dar origem a experiências e padrões de comportamento.
Estas experiências podem ser agradáveis ou não e esses padrões de comportamento podem ser construtivos, equilibrados ou destrutivos e desajustados.
Através desta viagem ao nosso "princípio" acontece uma nova consciência relativa á própria pessoa e aos acontecimentos, que leva a novas formas de estar na vida trazendo outros resultados.
Durante uma sessão a respiração pode ser direccionada para trazer á superfície memórias que estão inconscientes mas que condicionam a vida do dia-a-dia, de forma nem sempre equilibrada, ou a respiração pode ser direcionada para aliviar a pesada carga emocional que muitas vezes vem associada a certas memórias.
É importante salientar o impacto da respiração duma maneira geral no nosso organismo, aparte do óbvio que se não respirarmos morremos, a entrada de oxigénio e saída de dióxido de carbono é vital para a vida. Mas á parte disso existem diversos processos que dependem dela, por exemplo, quando o diafragma está em equilíbrio todo o sistema digestivo pode cumprir a sua função de transformação, distribuição e nutrição e todo o organismo funciona bem. Quando há muita tensão o diafragma também está tenso e não consegue cumprir a sua função impedindo o natural processo digestivo. Lentamente, este impedimento, vai diminuindo a força do organismo porque ele não está a ser bem nutrido. Quando um organismo perde força todas as funções perdem capacidade e isto implica por exemplo uma má eliminação, o que leva a um acumular de bactérias, que leva a doença.
Pode acontecer também, por exemplo, uma tensão corporal forte e prolongada no tempo, associada a esforço físico desequilibrado, nestas condições o natural é os alvéolos pulmonares também entrarem em contração não permitindo que a troca de oxigénio com dióxido de carbono se faça da melhor maneira. Tudo isto traz, inevitavelmente, um retorno ao funcionamento do organismo que não será o melhor.
Através destes pequenos exemplos pudemos perceber a importância duma boa respiração para um organismo saudável, e isso é um efeito secundário positivo desta técnica.

Em que situações é que esta técnica pode ser útil?
Perturbações emocionais, sensação de não conseguir avançar na vida, fobias, dificuldade nos relacionamentos, questões familiares, elevação da consciência, situações de trauma.

Reflexoterapia
Reflexologia, Reflexoterapia, Auriculoterapia

Reflexologia
É uma teoria onde se defende que áreas do corpo distantes umas das outras podem influenciar-se mutuamente. Isto quer dizer que, pode acontecer haver uma disfunção numa área do corpo, da qual não temos consciência, mas o nosso pé começa a doer num ponto em particular.

A Reflexoterapia pega nesta teoria e desenvolve técnicas de pressão e manipulação para aplicar em pontos específicos, do pé, da mão, do rosto, ou do abdómen para tratar essas disfunções pontuais ou patologias mais prolongadas. Por exemplo alterações menstruais, amenorreia, retenção de líquidos, obstipação.
Em termos históricos existem registos desta prática tanto no ocidente como no oriente com vários seculos. Podemos dizer que promove a homeostase (o equilíbrio necessário ao organismo para realizar as suas funções adequadamente) do organismo através do relaxamento e estimulo positivo.

Essencialmente estas técnicas estimulam a inteligência intrínseca do organismo, alimentam a capacidade natural do organismo de auto cura.

Taças Tibetanas
Terapia de Som com Taças Tibetanas

É através de Peter Hess, engenheiro e pedagogo que as taças tibetanas são conhecidas no ocidente. Ele criou um método terapêutico identificado como massagem de som com taças tibetanas.
As taças são um instrumento musical utilizado em várias culturas em cerimónias, festas e com fins terapêuticos das emoções, mente e corpo.
As taças tibetanas de qualidade terapêutica têm uma liga de 12 metais, são colocadas sobre o corpo e suavemente tocadas promovendo um estado de profundo relaxamento e bem-estar. O som é calmante e enquanto instrumento musical elas produzem 5 tons e vibração actuando sobre as células dos músculos, órgãos e glândulas facilitando um maior estado de equilíbrio fisiológico e mental. Esta massagem tem a capacidade de harmonizar o sistema nervoso central, dissolve assim os efeitos terríveis do Stress. Situações como nervosismo, ansiedade, tensão muscular e disfunções nos órgãos e glândulas, podem melhorar muito através da acção desta técnica, contribui para regular a respiração, harmonizar a tensão, melhorar a digestão, promove um sono mais profundo e reparador.
Esta técnica pode ser associada a outras como por exemplo a acupuntura, em que uma técnica otimiza a outra, criando um maior efeito terapêutico.

Qi Gong
Informação adicional
  • Electroacupuntura
  • Fitoterapia
  • Infravermelhos TDP
  • Magnified Healing
  • Medicina Integrativa
  • Moxibustão
  • Quantum Touch
  • Reiki
  • Tai Chi
  • Ventosaterapia

Iremos disponibilizando informação sobre os restantes serviços e tratamentos, que efetuamos na MG Clinic, e que constam na lista acima. Contacte connosco para qualquer esclarecimento adicional.
Obrigada.